domingo, 7 de julho de 2013

Miguel Leão: 16º Festival de Quadrilhas juninas agitou a cidade

Miguel (PI) – Ontem, 05, a acidade de Miguel Leão foi palco de um grande show de coreografia e beleza das quadrilhas que se apresentaram no 16º ARRAIAL DE MIGUEL LEÃO.
Um dos eventos mais importantes realizados na Região do Médio Parnaíba. A festa foi preparada com muita organização.
Durante toda noite, 11 quadrilhas vidas de várias cidades do Piaui inclusive do estado do Maranhão, mostraram a beleza das comemorações juninas, trazendo para o público temas envolventes emocionantes.
Este é um período em que o município, recebe visitantes de vários lugares, principalmente das cidades de Curralinhos, Nazaria, Agricolândia, Miguel Leão, Monsenhor Gil, São Pedro, Água Branca, Barro Duro, Olho D’ Água do Piauí e Lagoinha do Piauí, que prestigiam todo arraial.
As equipes de quadrilha arrecadam recursos, preparam o figurino e ensaiam meses para que as apresentações superem as de anos anteriores. Barracas com comidas típicas e danças fazem parte do Festival, que faz a alegria dos visitantes e habitantes há mais de 16 anos.
O arraia tem como objetivo estimular e valorizar a cultura popular e a prática de dança de quadrilhas na região, o evento foi realizada na Praça da Igreja Matriz da cidade, tendo inicio por volta das 22 h.
Essa é uma promoção da Prefeitura Municipal de Miguel Leão, através da administração do prefeito Joel de Lima.
Na oportunidade não houve distinção de idade para se apresentar no 16º ARRAIAL DE MIGUEL LEÃO, pois o evento era aberto para grupos de várias idades. Sendo exigido somente como regra principal que os grupos tivessem no mínimo oito   pares e no máximo vinte.  Os itens avaliados foram aqueles que preservam e apresentam temas da cultura Junina considerando:
QUADRILHA: Coreografia, evolução, harmonia, animação, originalidade e musicalidade, observando a criatividade dos passos do início ao fim.
CARACTERIZAÇÃO: traje típico Junino, sendo julgados o exagero e a escassez.
MARCADOR: Liderança, animação, desenvoltura e figurino.
CONJUNTO: animação, organização, evolução dos passos, harmonia, entrada e saída do arraial.
Vale salientar que cada grupo apresentou obrigatoriamente pelo menos 06 passos tradicionais.
A premiação será troféu do 1º ao 3º lugar.

“Ter realizado este evento vem ao encontro da intenção da administração municipal, que é preservar e incentivar as atividades culturais que fazem parte da história do município, e a dança de quadrilhas é uma dessas atividades”, o prefeito Joel de Lima
Abaixa Algumas quadrilhas que participaram no 16º ARRAIAL DE MIGUEL LEÃO.
Cadê os Zôme com diretora Nayra Layse e a fundadora Estela (Parnarama).
Tico-Tico no Fubá da escola Landrí Sales (São Pedro do Piauí).
Jeito de Brilhar (Agricolândia);
Luar do São João (Mocambinho);
Balanço Matuto (Teresina);
E a anfitriã Sapucaí do Sertão.
Lembrando que a abertura do arraial contou com o resgaste de uma cultura antiga do povo de Miguel Leão, a dança do “Bumba Meu Boi” que teve como atração o boi “Doquinha”. 
















Publicidade

Últimas Noticias