sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Acusado de organizar quadrilhas de assaltantes é preso em operação da Civil

A Polícia Civil do Piauí cumpriu cinco mandados de prisão e três de busca e apreensão nas cidades de Agricolândia (PI), Lagoinha (PI) e Timon (MA).

As prisões estão relacionadas ao inquérito que investiga o assalto à prefeitura de Lagoinha do Piauí. Na ação criminosa três homens fortemente armados roubaram a prefeitura e balearam o prefeito Alcione Barbosa Viana. Ferido na perna, o gestor teve que ser submetido a cirurgia.

De acordo com o delegado Jetan Pinheiro, titular da 11º Delegacia Regional de Polícia Civil de Água Branca, as investigações não cessaram desde que ocorreu o roubo. A Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico) participou da operação.

Um dos presos - identificado somente pelas iniciais V. R. D. S., 44 anos - é apontado em depoimento como responsável por agenciar vários assaltos na região, arregimentando quadrilhas em Teresina e Timon. Os grupos atuavam principalmente na região do Médio Parnaíba. Vários roubos realizados na circunscrição do município de Água Branca são creditados a essa organização criminosa.

Durante o curso do inquérito, policiais passaram a ser ameaçados. “Recentemente, V. R. D. S. suspeitou que estava sendo monitorado e passou a ameaçar policiais da região”, afirma Jetan Pinheiro.

Outros dois dos mandados foram cumpridos em Timon, na penitenciária Jorge Vieira. É lá que estão detidos os irmãos Evaldo e Lardivaldo, acusados de participação no assalto.

Ambos foram presos há duas semanas, pela polícia do Maranhão, acusados de homicídio. “Eles foram identificados no inquérito como participantes do assalto à prefeitura. Pedimos e cumprimos o mandado de prisão para não correr de eles serem liberados pela acusação de homicídio”, esclarece o delegado que comandou a operação.

A prisão dos cinco acusados é temporária. A Polícia Civil deve solicitar à Justiça a preventiva de todos os envolvidos no assalto.



Fonte: Portal az.

Publicidade

Últimas Noticias