Com base nas metas do PNE e nos cadernos orientativos da
Sase/MEC, foram constituídas oficinas, integradas por membros da Comissão e
colaboradores, com a incumbência de elaborar o texto base do Plano Municipal de
Educação PME/Agricolândia, contendo a análise situacional da educação no
município, referente ao tema de cada meta, e de estabelecer estratégias
alinhadas às do PNE e às proposições aprovadas na II Conferência de Educação,
foram fundamentais neste processo de (re)pensar a educação e de traçar novas
estratégias para a próxima década. O PME conta com o envolvimento do secretário
municipal de Educação, Gastão, dos conselheiros municipais de Educação, dos
presidentes dos fóruns municipais de Educação, dos educadores – diretores,
coordenadores, professores e administrativos -, dos sindicalistas, dos
empresários, dos pais e mães, dos estudantes e dos representantes dos diversos
segmentos dos movimentos sociais para que o Plano Municipal de Educação
surgisse de uma construção coletiva e democrática que lhe dá plena legitimidade
como política pública de educação.