Carro do Google Street View visitou a cidade de Agricolândia, na ultima quarta-feira, percorrendo a área central da cidade. O veículo passou pela principal avenida da cidade. O objetivo do projeto é conseguir fotografar toda a malha viária presente no Google. A medida também deve ser utilizada para ajudar internautas a consultar rotas para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
A frota de “fotógrafos” não tem um tempo exato de permanência em cada município.Isso se o tempo estiver em boas condições. Em caso de tempo nublado ou ainda de dias de chuva, os carros não saem para fotografar. No site do Street View, a empresa esclarece ainda que, para capturar as imagens, é necessário que o sol “esteja alto o bastante para que as sombras não escureçam os prédios.”
Para colocar as imagens no ar, o Google utiliza carros equipados com 15 lentes que tiram fotos em 360 graus, sensores de movimento que rastreiam a posição, um disco rígido para armazenar dados, um pequeno computador para a execução dos sistemas e lasers que determinam a distância entre as imagens.
Após a captura das imagens, há uma fase de processamento dos dados e por isso não é possível colocá-las em tempo real no Google Maps ou no Earth. A imagem disponibilizada para a rede é composta de 11 fotografias “costuradas”, que permitem esse efeito do “olhar em todas as direções”.